segunda-feira, 23 de março de 2009

Interpraias Bertioga - 25km

Domingão com tempo muito agradável para a prática da corrida, levantei às 5hrs., chamei mulher e filho, 30 minutos depois chegaram sogro e sogra e partimos para Bertioga, 80kms de SBCampo, lá aconteceria o interpraias, prova com 25kms de extensão totalmente na areia, depois passaríamos o resto do dia por lá mesmo, aproveitando a praia.
Meu alvo era fazer a prova em 2hrs., mas jamais ultrapassar 2h15mins. A viagem foi tranquila, a retirada do kit sem atropelos, um aquecimento leve na areia e às 8:30hrs em ponto foi dada a largada. Nesse tipo de prova vc. tem que se concentrar na sua corrida, porque além dos 25kms individual, havia uma prova de duplas, e também uma de 5kms, ou seja, esse pessoal sai muito forte, e se vc. for atrás, quebra lá na frente.
Segui meu plano de correr próximo dos 5mins/km o que me garantiria 2h05mins., para atingir 2hrs eu teria que acelerar um pouco no final, e assim fui, passei os primeiros 10kms em 47mins., com um ganho de 3 minutos, passei pelos 15kms em 1h15mins. cravando ainda 5min/km. mas sem ganho, o alvo agora era o quilometro 20 e passei em 1h37mins., recuperando o ganho de 3mins., essa recuperação aconteceu porque alcancei uma atleta no km.15 que me disse estar na 5ª posição no geral feminino, eu me empolguei e a acompanhei até o quilometro 21, passei a meia maratona com 1h41min, com 4 minutos de ganho e aí começou a minha falta de pernas, senti muita dor no pé esquerdo, depois vi o motivo, uma bolha enorme, nessa prova passamos muito dentro da água e as bolhas aparecem, não tem jeito.
A partir do quilometro 21 comecei a perder eficiência muito rapidamente, e os 4 minutos que tinha de ganho foram para o espaço, corri (ou me arrastei, rsrsrssrs) os últimos 4kms com média de 6mins/km e perdi o ganho.
Conclusão, 25kms em 2h05m40s, ou 5m01s/km, 22º lugar na categoria M4044.
Fiquei satisfeito, sei que posso melhorar e correr abaixo dos 5mins/km em provas acima da meia maratona. Como preparo para a Maratona foi excelente, mostrou que estou com um bom psicológico, mostrou também que o esgotamento chegou de uma vez quando passei a marca da meia maratona, ou seja, no meu ponto de vista faltam treinos longos, e possivelmente algum suplemento que não sei qual é, porque eu uso maltodextrina e BCAA antes da prova, e carboidrato em gel durante a prova, será que tem algo melhor?. Tenho dois meses pela frente, é treinar para alcançar o objetivo. Sábado que vem tem longão de 30kms na USP, vamos buscar vencer essa exaustão após o quilometro 21. É isso aí.

5 comentários:

simplifique disse...

Bom treino, pena as bolhas.
Em relação ao rango. Tenho as mesmas perguntas.

Julio Cordeiro disse...

Walter,
Excelente corrida.Fazer 5 min/km,não é pra qualquer um não amigo.
Quando chegar em São Paulo para a meia da Corpore,vou entrar em contato contigo.
Abraços Pernambucanos
Júlio

Jorge Cerqueira disse...

Grande amigo Walter, bom dia, agradeço pela msg e elogios no meu blog, mais o meu blog é simples, o seu também é muito bom e informativo.
Parabés pela brilhante corrida que fizeste em Bertiogas ou seja vc não fez 25km vc fez verdadeiramente uma MARATONA pois acordar as 5 horas da manhã e viajar 80km com a familia realmente é uma maratona, gostei dos seu planos de estratégia para essa prova e bom saber que seu PSICOLÓGICO está bom, vc disse no seu relato que o atleta tem que tomar cuidado para não se empolgar e seguir o ritmo dos outros corredores pq os mesmos também fizeram duplas, mais a frente vc disse que seguiu uma corredora que estava em 5º lugar ou seja vc seguiu ela forçou que deveria forçar e depois não conseguiu manter o seu ritmo, pois vc tinha que ficar no seu ritmo e quase no final acelerar, mais mesmo assim fizeste uma boa corrida, ótimo tempo e mais emocionante é que sua família lhe acompanhou e vcs tiveram um ótimo final de semana, parabéns amigo é isso ae, só faltou as fotos para enriquecer mais ainda o seu Blog. Boa preparação para a maratona de Sp e bom longão na semana que vem.

Boa semana e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Márcio Santana disse...

Ótima sugestão a que deixaste no blog que alimento..., estou mesmo precisando investigar os efeitos destes suplementos nos treinamentos. Andei experimentando malto-dextrina e não estou bem certo dos resultados obtidos... Também tenho curiosidade sobre o BCAA, mas ainda não provei... Aguarde novidades em breve. Quanto à sua prova, o preparo está em dia, só faltou mesmo estratégia...

Anônimo disse...

Xampa,

Essa questão do suplemento me deixa bastante em dúvida, o importante são os treinos, mas fazer o correto na suplementação deve ajudar bastante.

Julio,

Será um prazer nos conhecermos e trocarmos experiências.

Jorge,

Vc. tem razão, eu poderia não acompanhar a corredora, mas a verdade é que desde o km. 16 já senti que iria esgotar, tanto que usei o último gel antecipadamente, fica a lição.

Márcio,

Acho essa matéria bastante interessante, ajudará muito os amadores, por isso lhe propus.
Quanto a estratégia, até comecei com uma, que foi se perdendo no meio do caminho. Seguir uma estratégia de prova também exige treino, mais uma que aprendi.